Há cerca de um mês tive que me render às regras locais. Andava por aí a passear no meu carro, qual turista, mas o Inverno e as finanças dinamarquesas obrigaram-me a mudar de postura.
Com a chegada da neve os meus pneus portugueses começaram a revelar-se pouco seguros, pelo que tive que fazer o que os dinamarqueses e outros povos aqui da zona fazem: trocar os pneus para pneus de Inverno, de preferência antes de começar a nevar.
Estes pneus para além de terem um piso que garante melhor condições de aderência na neve, são constituídos por uma borracha que tem boas condições de aderência e de funcionamento a baixas temperaturas, ao contrário dos pneus de Verão que funcionam bem a elevadas temperaturas.
Os locais não vão de modas, trocam logo pneus e jantes, o que é mais pratico, mas que obriga a ter 4 jantes a mais. Não fiz ainda essa aquisição, pelo que me limitei a comprar 4 pneus novos e a trocá-los. O sítio onde fiz essa operação, por um preço simpático, permite guardar os pneus até ao próximo Verão.
Na mesma altura recebi uma carta das finanças a dizer que não me autorizavam a circular por aqui com a matrícula portuguesa, pelo que tinha que registar o carro na Dinamarca. Isto acontece porque o meu contracto de trabalho não é temporário. Se fosse um contracto temporário existia a possibilidade de adiar esse registo por 1 ano e/ou fazer o pagamento do registo de forma faseada. Deram-me assim 14 dias para proceder ao registo e tive que pagar tudo de uma vez.
Claro que há estrangeiros que circulam por aí sem fazer o registo, mas é um risco que acho que não vale a pena correr, porque se tenho qualquer problema sou obrigado a fazer o registo e a pagar a multa.
Assim na mesma semana tive que:
- Comprar pneus novos para o carro
- Fazer a inspecção ao carro (igual à que fazem em Portugal, e que o carro passou com distinção)
- Arranjar um seguro provisório para o carro na Dinamarca
- Dirigir-me então às finanças onde após umas duas horas e meia, saí de lá com as matrículas dinamarquesas para o carro
- Já com a nova matrícula pude finalizar o seguro do carro
Na prática, depois de todos os outros passos dados, o que eles fazem nas finanças é avaliar o carro tendo em conta as suas características e o estado de conservação. Depois paga-se imposto de cerca de 50% desse valor.
Isto acontece porque aqui os carros aqui são muito caros e pagam muito imposto (ainda mais que em Portugal), pelo que trazer um carro comprado no estrangeiro tem de ser contrariado com estas taxas.
De qualquer forma foi mais barato do que comprar um carro equivalente ao meu aqui. Além de que para comprar um carro velho prefiro ficar com o meu…
Assim posso continuar a passear por aqui, já em mais segurança com pneus adequados e perfeitamente legal com matrícula dinamarquesa.
Quando fizer disparates na estrada já não tenho desculpa de ser estrangeiro…
Claro que ao andar de carro estou, como diria um colega meu, a trair o espírito “Copenhagenize”, mas o meu carro já se naturalizou mas eu não, pelo que o espírito comodista português de andar de pópó ainda se mantém.
Ficam umas imagens da viatura estacionada à porta de casa.
Só espero que nunca mais troques de matrículas….ou seja que fiques por ai muitos e bons anos……e já agora muda também de nacionalidade assim que possível……eu pelo menos tenho vergonha de dizer que sou português, e sinto-me triste por isso mesmo, não se pode gostar de uma Pátria que só nos tira o tapete……….Um abraço desde este 4º Mundo dirigido por um pretenso Pinochet.